Descobrir e visitar
Vila Real pertence à antiga província de Trás-os-Montes e Alto Douro, limitado a norte com a Espanha, a leste com o distrito de Bragança, a sul com o distrito de Viseu e a oeste com o distrito do Porto e com o distrito de Braga.
Como pontos de interesse turístico do distrito, destacam-se a aldeia de Bisalhães, onde ainda se produz uma original e peculiar forma de trabalhar o barro, conhecida em toda a parte como a “Louça de Bisalhães ou as quintas onde se produz o vinho do Porto. Os principais centros produtores de vinho do Porto da região, encontram-se na cidade de Peso da Régua e Sabrosa, com as suas casas do século XV e vinhas com vista sobre o Rio Pinhão.
A sede do distrito é a cidade de Vila Real, localizada num planalto situado na confluência dos Rios Corgo e Cabril, encontrando-se enquadrada numa bela paisagem natural de Escarpas do Corgo, tendo como pano de fundo, as serras do Alvão e, mais distante, do Marão. A norte de Vila Real, encontra-se a cidade histórica de Chaves.
A cidade de Vila Real apresenta belos monumentos, onde se destacam os templos e as casas nobres. A cidade, foi, noutros tempos, conhecida como a Corte de Trás-os-Montes, devido ao facto de nela habitarem e terem palácio, os Marqueses de Vila Real, família nobre que tinha uma estreita ligação familiar com a Casa Real Portuguesa.
Vila Real tem como especialidades gastronómicas, as sopas, a vitela e o cabrito assados com arroz de forno, as tripas aos molhos, os covilhetes, a carne maronesa, o joelho da porca, a bola de carne e diversos enchidos, mas também especialidades de outros locais, como os pratos de bacalhau, o cozido à portuguesa e os milhos.