Descobrir e visitar
O distrito de Santarém encontra-se localizado no Vale do Tejo, formando o núcleo da província tradicional do Ribatejo, incluíndo concelhos pertencentes à Beira Baixa e à Beira Litoral.
Uma das partes do distrito, é abrangida pelo Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, com a sua Gruta do Algar do Pena.
Santarém esteve sempre presente nos principais momentos da história de Portugal, onde nasceram príncipes, viveram reís, reuniram-se cortes do reino, decorreram batalhas, construíram-se torres e mosteiros, templos e alguns dos mais bonitos palácios de Portugal.
A capital administrativa do distrito é Santarém, localizada a menos de 80 quilómetros de Lisboa e apelidada de “Capital do Gótico”, sendo caracterizada pela beleza das suas ruas estreitas e sinuosas.
Na cidade de Santarém, localiza-se o conhecido Jardim das Portas do Sol, rodeado pelas muralhas defensivas da cidade, que teve grande importância da Idade Média, período em que adquiriu a maioria do seu vasto património artístico e cultural, com vistas magníficas sobre o rio e as vastas planícies da zona da Lezíria.
Em Santarém, existem monumentos que se destacam, entre os quais, a Igreja romano-gótica de São João de Alporão, onde se encontra instalado o Museu Arqueológico de Santarém e alguma da herança gótica da cidade, como a Igreja da Graça, a Igreja de Santa Clara ou a Igreja de Santa Maria de Marvila. Destaca-se também o Santuário do Santíssimo Milagre e o Núcleo Museológico do Tempo, instalado na Torre das Cabaças, uma das primeiras gerações de torres-relógio construídas em Portugal.
Na Lezíria, zona agrícola do distrito, existem outros pontos de interesse, tais como Alpiarça, com a sua bonita igreja e a Casa Museu dos Patudos ou Almeirim, conhecida pelos seus vinhos e, em especial, a sopa de pedra.
Na cidade de Tomar, além das bonitas ruas, existe o Convento de Cristo, que pertenceu à Ordem dos Templários e cuja arquitectura partilha traços românicos, góticos, manuelinos, maneiristas e barrocos.
No distrito de Santarém, realiza-se, todos os anos, a Feira da Golegã, um evento muito importante, iniciado em meados do século XVIII, onde se encontra também presente a Feira Nacional do Cavalo, a mais importante de todas as feiras do género que se realizam em Portugal. Destacam-se ainda, o Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, a principal mostra gastronómica do país, que se realiza na segunda quinzena de Outubro e a Feira Nacional de Agricultura do Ribatejo, realizada na primeira semana de Junho, igualmente em Santarém.
A gastronomia do distrito destaca-se pela conhecida sopa de pedra, o Carneiro à moda de Alpiarça, o Cozido de Carnes Bravas, a Sopa de Cachola, a Caldeirada à Fragateiro, a Açorda de Sável, o Torricado, o Ensopado de Enguia, sem esquecer a excelente doçaria, como os Celestes, os Arrepiados de Almoster, a Palha de Abrantes, os Queijinhos do Céu, as Tigeladas, as Delícias de Batata, as Broas de Pinhão e Mel.
Onde dormir
Hoteis em Santarém. Reserve o seu Hotel!
Os melhores Hoteis e Alojamentos disponiveis perto de Santarém. Sem Taxas de Reserva. Garantia de Melhor Preço. Reserva Segura. Confirmação imediata. |