Descobrir e visitar
Beja é o maior distrito de Portugal, com uma área geográfica correspondente a 10 225 Kilómetros, pertencente à província tradicional do Baixo Alentejo e com sede na cidade de Beja.
Limita a norte com o distrito de Évora, a leste com a Espanha, a sul com o distrito de Faro e a oeste com o distrito de Setúbal e com o oceano Atlântico.
Distribuindo-se por 14 concelhos, o distrito caracteriza-se por uma geografia plana e de pouca densidade florestal, estendendo-se entre a raia espanhola e a costa Atlântica, apresentando, como tal, um contraste paisagístico invulgar.
Np distrito, marca presença, o Rio Guadiana, sendo que são vários, os pontos de interesse turístico no distrito, entre os quais, se destacam, além de Beja, também Mértola e Serpa. A região, é um importante centro da produção de trigo e de produtos derivados da Oliveira e de cortiça.
A capital de distrito, é a cidade de Beja, também considerada capital do Baixo Alentejo, onde marcam presença, as ruas estreitas e características da parte velha da cidade, a Torre de Menagem do Castelo de Beja, considerada a mais alta de Portugal e da Península Ibérica, a Igreja de Santo Amaro, o templo mais antigo de Beja e o Convento de São Francisco, que deu origem à Pousada de São Francisco. Nas proximidades, localizam-se as Ruínas da Villa Romana de Pisões.
O actual traçado urbano de Beja, que já teve o nome de Pax Julia, durante a ocupação romana, tem bases oriundas precisamente da cidade, no tempo da ocupação romana e nas portas de Évora e Mértola, que marcam as antigas entradas nas muralhas.
Beja, é também a cidade de Soror Mariana Alcoforado, uma religiosa da Ordem de Santa Clara, do Convento da Conceição de Beja, que viveu entre 1640 e 1723, em Beja, a quem foi atribuída a autoria de cinco cartas dirigidas ao Cavaleiro de Chamilly, passadas através da janela do Convento e datadas da época em que o respectivo oficial francês serviu em Portugal, onde chegou em 1665.
A sua obra “Cartas Portuguesas”, foi publicada pela primeira vez, em Paris, em 1669, por Claude Barbin, tendo-se tornado num clássico da literatura universal.
A gastronomia do distrito, de influência mediterrânica, é uma das marcas da região, entre os quais, se destacam as Migas com Entrecosto, Ensopado à Pastora, Sopa de Beldroegas ou Favas Guisadas.
Igualmente, são muitos os produtos gastronómicos produzidos no distrito de Beja que se afirmaram ao longo dos anos, entre os quais, a Carne de Porco Alentejana, a Linguíça do Baixo Alentejo, o presunto de Barrancos, o Queijo de Serpa, o Chouriço de Carne do Baixo Alentejo, o Paio do de Beja ou o Borrego do Baixo Alentejo.
Anualmente, realiza-se em Beja, a Ovibeja, uma feira de actividades económicas do sul de Portugal, criada em 1983, com uma forte matriz assente na cultura ancestral do Alentejo, tendo sido inicialmente, um certame essencialmente agro-pecuário. A OVIBEJA, acolhe todos os anos mais de um milhar de empresas e entidades participantes, sendo visitada por mais de 300 mil pessoas.
Onde dormir
Hoteis em Beja. Reserve o seu Hotel!
Os melhores Hoteis e Alojamentos disponiveis perto de Beja. Sem Taxas de Reserva. Garantia de Melhor Preço. Reserva Segura. Confirmação imediata. |