Áreas Protegidas
O Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) é um lugar de excepção, estendendo-se por 101 mil hectares distribuídos por pelos concelhos de Celorico da Beira, Covilhã, Gouveia, Guarda, Manteigas e Seia.
O Parque Natural da Serra da Estrela é a maior área protegida portuguesa e situa-se no maciço montanhoso central, num alto planalto inclinado para Nordeste profundamente recortado pelos vales dos rios e ribeiros que aqui nascem, como o Mondego e o Zêzere.
A paisagem é marcada pelas fragas, rochedos e penhascos, alguns dos quais assumem formas que deram origem a denominações populares como a "Cabeça da Velha" e os "Cântaros" (gordo, magro e raso), que poderá admirar seguindo os diversos trilhos pedestres existentes.
Por ser o ponto de mais elevada altitude em Portugal continental, este é um dos locais em que a chuva cai em maior abundância e onde a neve aparece com frequência, possibilitando a prática de desportos de inverno.
O "Cristal de gelo" foi o símbolo escolhido para o Parque Natural, em alusão às características climáticas e também à origem glaciar desta Serra, de que são exemplos os vales do Zêzere e de Unhais, os covões e as cerca de 25 lagoas naturais.
Encontram-se aqui grandes rebanhos de ovelhas que se alimentam nas vastas áreas de pastagem, guardados pelos cães Serra da Estrela, uma raça de cães possantes e resistentes às baixas temperaturas. O leite de ovelha, dá origem ao produto mais característico da região, o afamado Queijo da Serra, fabricado artesanalmente segundo as técnicas ancestrais que utilizam a flor do cardo como coalho. Não deixe de provar este queijo amanteigado, de cor amarelada, entre duas fatias de pão regional. Se o quiser trazer consigo, encontra-o à venda em qualquer época do ano, mas nos meses de fevereiro e março, a oferta é mais diversificada nas feiras que se realizam em várias localidades da região.
Onde dormir
Hoteis no Parque Natural Serra da Estrela. Reserva agora o seu hotel!
|