Porto e Norte
Portugal nasceu no norte. Foi na região Porto e Norte que os portugueses começaram enquanto povo e nação. Aqui aprendemos o valor da diferença mas também a complementaridade das culturas.
5 DISTRITOS A VISITAR NESTA REGIÃO
Braga | Bragança | Porto | Viana do Castelo | Vila Real |
Região de costumes e tradições, considerada o Berço da Nação, a Região Norte alberga os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Vila Real, Bragança e parte dos distritos de Viseu, Aveiro e Guarda, sendo limitada a norte e leste com Espanha, a oeste com o Oceano Atlântico e a sul com a vasta Região Centro.
Região vasta em território, alberga nos seus domínios realidades bem díspares, com cidades desenvolvidas e prósperas, e mundos rurais de aldeias serranas, perdidas em idílicas paisagens do Minho ou Trás-os-Montes, que parecem esquecidas e perdoadas pelo tempo, lembrando a história inegualável do País.
Vestígios de ocupação humana tão remota, como as gravuras rupestres do Vale do Côa, heranças de castros de tribos anteriores à formação da nacionalidade Portuguesa, vestígios Romanos, Celtas, Visigodos e de tantos outros povos que sabiamente percorreram estes trilhos de vegetação exuberante e abrigos naturais priveligiados. No Norte nasceu, no século XII, o primeiro Rei de Portugal, que rumou para sul conquistando territórios e formando Portugal.
A Região Norte conhece territórios tão diferentes como a cidade do Porto, a segunda mais importante do País, considerada mesmo a Capital do Norte, desenvolvida, rica e também histórica, e as aldeias comunitárias de Trás-os-Montes ou Alto Minho, de dificeis acessos, e quase despovoadas e tão tradicionais, ou as cosmopolitas localidades da zona costeira, onde a indústria turística tem florescido.
Repleta de Parques Naturais (na Região Norte situa-se, inclusivamente, o único Parque Nacional do País – O Parque Nacional da Peneda Gerês), paisagens protegidas, e espécies em vias de extinção, é uma região com um clima mais rigoroso e uma vegetação mais luxuriante, onde o solo foi sabiamente adaptado aos mais diversos tipos de agricultura.
Com uma farta variedade agrícola, pastagens férteis, boas tecnologias, saberes e conhecimentos sábios e antigos, a Região Norte tem sabido apostar na riqueza da sua Gastronomia, que varia conforme a paisagem, mas mantém uma característica intacta: o aprumado sabor.
Peixe e Marisco fresco, carne de qualidade, enchidos afamados, queijo de ovelha e de cabra, e os internacionalmente afamados vinhos tinto, verde, branco e rosé, que nas férteis encostas nortenhas encontram as condições perfeitas para a sua produção. O fervor religioso presente há séculos por toda a região é bem visível na pastelaria, baseada muitas vezes em doces conventuais onde os ovos e o açúcar imperam.
Onde dormir
Hoteis em Porto. Reserve o seu Hotel!
|