Aldeia de São Francisco de Assis

História

Voltar | História

 

Aldeia de São Francisco de Assis | Covilhã

Aldeia de São Francisco de Assis, outrora conhecida por Bodelhão, está situada a sul da Serra da Estrela, nos contrafortes da Serra do Açor.

Esta é mais uma localidade de povoamento bastante remoto, o que provam os vestígios arqueológicos encontrados na região.

Na época da fundação de Portugal, este território foi integrado no termo da Covilhã, mas a freguesia só é mencionada no século XVI ou XVII.

Inicialmente pertenceu à Ordem de Malta de S. João do Hospital de Jerusalém e ao Isento do Crato, incorporado em 1789 na Casa do Infantado.

No Tombo dos Bens do concelho da Covilhã, de 1615, é feita uma referência à povoação através de um prazo ou emprazamento feito por 190 anos a um tal de João Francisco.

Bodelhão pertenceu ao concelho do Fundão até 1895, como lugar anexo da freguesia de Barroca do Zêzere. Nessa altura, passou para a Covilhã como anexa do Ourondo, do qual foi separado em 1901, pelo Dec. de 19 de Julho, que criou a freguesia civil do Bodelhão. Da freguesia fazem também parte Barroca Grande e Parada.

Em1928, Bodelhão passou a chamar-se Aldeia de São Francisco de Assis, segundo diploma legal "Porque esta última mais se coaduna com o sentir da população e mais se ajusta ainda à tradição".

Sendo uma aldeia tradicionalmente agrícola, viu o seu modo de vida alterar bastante a partir de 1898, após a descoberta de volfrâmio nas minas da Panasqueira. Para além disso, a região recebeu também muitos trabalhadores doutras regiões que vinham em busca de melhores condições de vida.

Na freguesia existem duas igrejas matrizes. Como a primeira se tornou pequena foi construída mais tarde, uma outra maior.

Outros monumentos religiosos interessantes são a Capela de S. João Baptista, Ermidas às Alminhas e o Monumento ao Cristo Operário.