Aguiar da Beira

Carapito

 

Vista de Carapito a partir do Castro dos Castelos

Carapito é a única freguesia do Concelho de Aguiar da Beira que não possui anexas. Tem uma área de 17.3 km2.

Localizada na parte oriental do concelho, a cerca de 10 km da sede concelhia, esta freguesia está limitada pelas Freguesias de Pena Verde a Sudoeste, Eirado a Noroeste, pelo Concelho de Trancoso a Nordeste e pelo Concelho de Fornos de Algodres a Sul.

Freguesia com o ponto mais alto assinalado por um marco geodésico a 986 metros de altitude, na serra do Pisco (também conhecida por serra de Almançor, por ali existirem vestígios de um castelo ligado ao “temível” general mouro Almançor).

As atividades económicas presentes nesta freguesia  são: agricultura, produção animal, silvicultura, indústria extrativa e de transformação, restauração e alojamento local, indústria da madeira, construção cívil, ação social, transportes e comunicações, comércio, outras atividades e serviços.

Como património existente nesta freguesia podemos encontrar o Pelourinho Manuelino, a Igreja Paroquial, as capelas,  os cruzeiros, as alminhas, quatro dólmenes (o Dólmen nº I, também conhecido por Casa da Moura, é um dos maiores da Península Ibérica e classificado como Monumento Nacional) e o Penedo da Cruz da Fortuna (lugar de rituais).

 

Concelho: Aguiar da Beira 
Distrito: Guarda
Unid. Estat. (NUTS III): Viseu Dão-Lafões
Província: Beira Alta
 
 
Área do concelho: 206,77 km²
Habitantes: 5 473 (2011)
Feriado Municipal: 10 de Fevereiro
 
Mapa da localização e freguesias do Concelho de Aguiar da BeiraLocalização do concelho, freguesias e limites
 
Fronteiras: Sernancelhe (norte); Trancoso (leste); Fornos de Algodres (sueste); Penalva do Castelo (sudoeste); Sátão (oeste)